Tomé Quadros

  • — Membro do Conselho de Direção (esad) · Diretor Pedagógico
  • — Docente
  • — Investigador (esad—idea)

Tomé Quadros é doutor em Ciência e Tecnologia das Artes, com especialização em Cinema e Audiovisuais, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, com a avaliação final de summa cum laude com 19 valores. É Diretor Pedagógico, Presidente do Conselho Pedagógico e membro do Conselho Científico na ESAD, onde é também Professor Adjunto. É membro integrado da esad—idea. É docente convidado nos programas de Licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo e de Mestrado em Comunicação e Média na Faculdade das Artes e Humanidades na Universidade de São José na Região Administrativa Especial de Macau — República Popular da China. 

Desde o corrente ano de 2024, Tomé Quadros é membro da Comissão de Avaliação na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES, Portugal), na qualidade de perito nacional em investigação e prática artística. É coordenador participante no âmbito da iniciativa Portugal Entre Patrimónios, desde 2018, organizada pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC, Lisboa, Portugal), em parceria com a esad—idea. Do trabalho académico que tem vindo a desenvolver, destacam-se as apresentações na Alemanha, China, Japão e Portugal. Das publicações académicas: “Social transformation in the eyes of contemporary Chinese cinema and Dogme 95”, capítulo publicado no livro (Inter)cultural Dialogue Through Arts and Media pela Senses Publishers (ISBN: 978- 94-6300-421-3); editor do livro Image in the Post-Millenium: Mediation, Process and Critical Tension (ISBN 978-94-93148-60-4), publicado em parceira pela esad—idea e Onomatopee Publisher. 

Ao longo da última década, Tomé Quadros esteve envolvido na realização e produção artística e projetual. De salientar os filmes realizados em 2016 e 2006, Macau Reframe e Nam Van Square, presentes respetivamente na Bi-City Biennale de Urbanismo e Arquitetura, Shenzhen, República Popular da China, e na 10.ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, Itália. Assim como Mosaico, um desenho coletivo (2022), coordenação e participação em representação da esad—idea no âmbito do 8.º encontro do projeto nacional Portugal entre Patrimónios (23 novembro, Museu Nacional de Arte Contemporânea — MNAC, Lisboa); e In between this and something else (2021), exposição do artista Nuno Cera na Galeria da Biodiversidade — Reitoria da Universidade do Porto, com coordenação de Magda Seifert e Tomé Quadros e produção da esad—idea.