Clusters

A nossa investigação está organizada em três clusters orientadores da atividade de investigação no âmbito do Design: Investigação para a Cultura, Investigação para a Sociedade e Investigação para a Vida.

Cluster

Investigação para a Cultura

O design intervém ativamente na construção e mediação culturais. No cluster de investigação em Design para a Cultura exploram-se processos de produção e disseminação de conhecimento sobre a cultura do design (incluindo a sua história e ética), a cultura material, a cultura do habitar, a cultura visual e expressiva. Valoriza-se a diversidade de expressões identitárias locais e nacionais, bem como se procura dar visibilidade aos valores de culturas minoritárias.

A indústria e a manufatura são entendidas como formas culturais, interessando atravessar fronteiras entre saber, fazer e saber-fazer, numa atenção a uma economia de conhecimento que triangula design, indústria e sociedade.

Este cluster de investigação é responsável pela direção da Casa do Design, o mais importante espaço de programação em Design em Portugal, vocacionado para promover o design português (e internacional) e valorizar a curadoria como meio de disseminação de conhecimento e educação de públicos.

Destaca-se uma especialização ao nível da edição e um interesse na divulgação da ciência e da cultura do design, da literacia e da digitalização do conhecimento.

Entre os principais projetos destaca-se a realização da Porto Design Biennale, o mais importante evento nacional na área do design.

Destaca-se uma especialização ao nível da edição e um interesse na divulgação da ciência e da cultura do design, da literacia e da digitalização do conhecimento.

Entre os principais projetos destaca-se a realização da Porto Design Biennale, o mais importante evento nacional na área do design.

Cluster

Investigação para a Sociedade

Através do design e de práticas interdisciplinares, os clusters de Investigação para a Sociedade desenvolvem projetos que contribuem para a inclusão social e os valores de cidadania, de uma forma aplicada no território regional.

Os projetos de investigação e prestação de serviços desenvolvidos nesta área guiam-se por objetivos de estímulo à economia local (nomeadamente através da ESAD Design Cluster do Mercado de Matosinhos), contribuindo para a sustentabilidade e literacia e ideando e implementando soluções na área do turismo, lazer e hospitalidade.

Nos projetos desenvolvidos há uma preocupação em valorizar processos de participação, colaboração e codesign, fazendo com que o design contribua para modelos mais equilibrados de governança pública e requalificação social, ambiental e territorial.

Entre os principais projetos destacam-se: O Bairro está IN(clusivo)/Bairros Saudáveis (2021-2022) e Porto Think Tanks/ New European Bauhaus (2022).

Cluster

Investigação para a Vida

O cluster de Investigação para a Vida assume a prevalência da investigação em design centrada nas pessoas, desenvolvendo projetos que contribuam para a saúde e o bem-estar, em particular na área do biodesign. 

Valoriza-se, igualmente, a atenção às multiespécies e ao equilíbrio ecossistémico, numa orientação biofílica do Design.

Pela sua localização geográfica, a esad—idea promove uma investigação dedicada aos recursos marítimos e fluviais, integrando um dos mais importantes consórcios de “design azul” nacional, a Blue Design Alliance.