Publicações
A publicação é uma das principais atividades da esad—idea, sendo um veículo privilegiado de difusão do conhecimento produzido no âmbito dos nossos projetos de investigação. As publicações esad—idea trabalham o Design, as Artes e a Cultura Visual partindo de uma perspetiva crítica e interdisciplinar. A lista de publicações integra catálogos de exposições, monografias, ensaios e fascículos.
O Desenho Como Errância Fronteiriça
Tributo ao Filósofo Espanho Eugenio Trìas
O Desenho compreendido como errância fronteiriça foi o objeto de investigação de António Mendanha no âmbito da tese de doutoramento apresentada, em 2007, à Universidade de Vigo, na Faculdade de Belas-Artes de Pontevedra.
Durante cerca de dez anos, o autor estudou a filosofia do limite de Eugenio Trìas, no sentido de garantir credibilidade e lastro ontológico à ideia de que sempre que, sempre que uma linha viaja sobre o papel, ela estabelece fronteiras físicas definidas, porém, abre-se de forma interrogante ao infinito dos sentidos e dos significados. Ali, a linha é conjuntiva e disjuntiva ao mesmo tempo: une e separa porque, na sua carne, apresenta-se como fronteira tripolar entre matéria e transcendência. E, pergunta o autor, não será isso aquilo que somos?
Autor
António Mendanha
Coordenação Editorial
Andreia Faria
Design
Inês Nepomuceno
Pedro Lobo
Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro
Editorial e Design do Livro em Portugal no Século XX
Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro convida-nos a viajar através dos livros e das suas capas, atravessando o século XX numa ampla panorâmica sobre o mundo da edição, da ilustração e do design do livro português.
Objetos frágeis e delicados, os livros que podem ser descobertos neste catálogo foram, na sua maioria, produzidos antes de termos nascido e perdurarão muito para além de nós. A paixão pelos livros levou os editores/curadores a tornar estes artefactos próximos e íntimos, para os ver e dar a ver de perto. Um modo de olhar prevalece sobre diversos outros: olhar um livro como um objeto de design.
Autores
José Bártolo
Jorge Silva
Apoio de investigação
Nuno Marques Mendes
Coordenação Editorial
Andreia Faria
Editoração e revisão
Andreia Faria
Nuno Marques Mendes
Design gráfico
João Queirós
Leonor Félix
Fotografia
Fernando Miranda
Tratamento de imagens
Cristiana Grácio
Alter-collection
Os cadernos Alter— são um projeto editorial com origem na Porto Design Biennale ’21 que explora noções ampliadas da prática do Design, abrangendo preocupações ecológicas, culturais, políticas e económicas. Esta publicação aborda o Design como meio de experimentar modos de vida e de trabalho alternativos e pluralistas.
Os números já lançados incluem #1 Alter-Realidades: Design para um mundo mais justo; #2 Alter-Vivências: Experiências com infraestruturas para economias comunitárias; #3 Alter-Produção: Moldando juntos um futuro comum; Alter-Paisagens: A prática da controvérsia; #5 Alter-Cuidado: O cuidado é o que realmente fazemos; #6 Alter-Resistências: A Libertação como Projeto e #7 Alter-Cidadania: Reconfigurar o Ato de Habitar a Cidade.
Editores
Alastair Fuad-Luke, Andreia Faria, Magda Seifert, Raquel Pais
Participantes
Sasha Costanza-Chock, Eduardo Aires, Beatriz Blasi + 1234, Bianca Elzenbaumer and Fabio Franz (Brave New Alps), Forno Vagabondo, La Foresta, Comunità Frizzante; Manuela Dasser and Veronica Martini (Marameo Lab), António Gorgel Pinto, Paula Reaes Pinto, Design, Assemble, Rigo 23, Paulo Moreira, Lara Isa Costa Ferreira, Nuno Coelho, Isabeli Santiago, Naky Gaglo, InterStruct Collective, Cherry-Ann Davis, Nina Paim, Cherry-Ann Davis & Nina Paim; Design & Opressão; Ana Santos; Regi Silva; Ana Jara (Artéria), Marcos Coronel (PICO Colectivo), Ricardo Sanz, Elisa Silva, João de Freitas, Gabriela Salazar, Tiago Mota Saraiva.
Design Gráfico
1234 (Irina Pereira, João Castro, Miguel Almeida, Serafim Mendes)
Sapatilhas
Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio
Catálogo da exposição patente na Casa do Design
Numa altura em que as sapatilhas atingem dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio procura dar a conhecer o legado da indústria portuguesa de calçado desportivo. Propõe-se uma breve contextualização histórica e um olhar detalhado sobre marcas como a Sanjo e a Cortebel, mas sobretudo revelar um impressionante arquivo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes atividades desportivas e respetivas embalagens.
Este livro é o catálogo da exposição Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio, com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, que esteve patente na Casa do Design entre 11 de fevereiro e 10 de setembro de 2023.
Autor
Pedro Carvalho de Almeida
Coordenação Editorial
Andreia Faria
Design Gráfico
Pedro Lobo, Susana Martins
160x240mm
366 pp.
Capa mole
PT
3183537898959
Fevereiro 2023
Portugal Pop
A Moda em Português 1970 – 2020
Catálogo da exposição patente na Casa do Design
PORTUGAL POP aborda a moda nacional desde as vésperas da revolução de 25 de abril de 1974 até à atualidade, procurando compreender as múltiplas formas como a nossa cultura popular, a história e a memória coletiva foram projetadas para a contemporaneidade através da moda, segundo o cunho criativo de designers de diferentes gerações, percursos e linguagens. Em lugar de um discurso linear e cronológico, destacam-se dos últimos 50 anos da nossa história os encontros intergeracionais e a reflexão sobre as categorias de “antigo” e “novo”, “popular” e “erudito”, “rural” e “urbano”.
Este livro é o catálogo da exposição PORTUGAL POP, com curadoria de Bárbara Coutinho, que esteve patente na Casa do Design entre 19 de março e 13 de novembro de 2022.
Editor
Bárbara Coutinho
Coordenação Editorial
Andreia Faria
Direção de Arte
Inês Nepomuceno
Design Gráfico
Susana Martins, Susana Xavier
160x240mm
332 pages
Capa Mole
PT
3183537898959
Novembro 2022
Post-Normal Design desafia as formas normalizadas de fazer Design dentro da atual situação económica neoliberal global, propondo o conceito de "Design Pós-Normal" como uma tentativa exploratória de enfrentar os danos e reenquadrar tanto a disciplina como a profissão.
Post-Normal Design teve origem na série de colóquios Perspectivas Periféricas, em julho de 2021, uma das atividades centrais da Porto Design Biennale 2021.
Editor
Alastair Fuad-Luke
Editora Assistente
Joana Couceiro
Participantes
Alastair Fuad-Luke, Arturo Escobar, Beatrice Leanza, Collectif etc, Luísa Ribas, Mario Blaser, Marisol de la Cadena, Martin Ávila, McKenzie Wark, Miguel Carvalhais, Orkan Telhan, Pablo Calderón Salazar, Paolo Cascone, Patrícia Vieira, Roseanne Kimber & Patricia Csobánczi, Teresa Fradique, Teresa Franqueira, Thomas Pausz, Yanki Lee, Zoy Anastassakis
Graphic Design
Macedo Cannatà
É indiscutível a influência histórica da técnica da tipografia com caracteres móveis na disciplina de Design Gráfico e de Comunicação e ainda hoje, em plena era digital, a capacidade de dominar técnicas tipográficas com centenas de anos permite-nos alargar horizontes e criar soluções inovadoras para problemas contemporâneos.
Hands-on Type propõe um “regresso ao passado” para recuperar e recontextualizar a impressão tipográfica sem, no entanto, abandonar a perspetiva de renovação do Design e suas práticas.
Autores / Editores
Rúben Dias, Sofia Meira
Coordenação Editorial
Andreia Faria
Textos
Rúben Dias, Sofia Meira,João Bicker, Erin Beckloff, Catarina Silva, Pedro Amado, Vítor Quelhas
Direção de Arte e Design Gráfico
Pedro Meireis, Diogo Oliveira
Dwelling in Transition — Experiências do Confinamento é um projeto exploratório que, através do Design, reflete sobre o espaço doméstico e o habitar, na sequência dos confinamentos impostos pela pandemia de Covid-19.
Através de uma open call para projetos, estudantes de Design, Arte e Arquitetura foram convidados a partilhar as suas perspetivas sobre o tema. A estas propostas juntam-se, nesta publicação, contribuições de pensadores, artistas e designers convidados.
Autoras Coordenadoras
Ana Sofia Cardoso, Francesca Vita, Maria Milano, Marta Cruz
Design Gráfico
Susana Fernando
225x320mm
144 pp.
Capa mole
PT + EN
978-989-53874-3-4
Dezembro 2022
Num tempo em que o Design, o Cinema e os Novos Media se cruzam, Imagem no Pós-Milénio informa e discute a tensão crítica da imagem hoje. O livro compreende cinco ensaios que colocam em perspetiva o debate em torno do processo e da tensão crítica da Imagem na atualidade.
Como problematizar a imagem a partir dos interstícios gerados pelo Design, o Cinema e os New Media? De que modo a (re)mediação na era digital aproxima o dispositivo da imagem ao dispositivo do olhar? Qual o lugar do espetador e os contornos da receção da narrativa fílmica interativa? Ou como refletir sobre o agenciamento pessoal de cidadãos mobilizados social e politicamente, no momento em que nos confrontamos com a platitude da imagem?
Esta publicação tem origem numa conferência acolhida pela Porto Design Biennale 2019, Imagem no Pós-Milénio, que teve lugar a 7 de novembro de 2019 na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.
Editores
Maria João Baltazar, Tomé Saldanha Quadros
Coordenação Editorial
Andreia Faria
Ensaios
Jonas Staal, Isabel Capeloa Gil, José Bártolo, Sofia Gonçalves, Margarida Brito Alves, Claudia Giannetti, Helena Sofia Silva, Carlos Sena Caires
Coedição
Onomatopee
Post-Millennium
Ensaios Críticos sobre Tensões Contemporâneas
Composta por 3 números lançados durante a primeira edição da Porto Design Biennale, em 2019, Post Millennium é uma publicação de pensamento crítico publicada no contexto do evento, respondendo ao tema "Tensões Pós-Milénio".
A publicação reúne contribuições multidisciplinares que desafiam as práticas de Design contemporâneas, mapeando criticamente as tensões pós-milénio — identitárias, geopolíticas, tecnológicas, financeiras, ambientais. Post Millennium trabalha ainda as linhas de intersecção ou conflito entre o Design e outros domínios disciplinares.
Editores
José Bártolo, Andreia Faria, Raquel Pais
Coordenação Editorial
Andreia Faria
Direção de Arte
Inês Nepomuceno
Design Gráfico
Luís Cepa, Susana Martins
Ensaístas Convidados
André Barata, Greg Sholette, Jonas Staal, Alice Rawsthorn, Amelia Jones, António Fernando Cascais, Boris Groys, Shwetal A. Patel, Sunil Manghani, Robert E. D’Sousa, Elisabete Marques, José Bragança de Miranda, Maria João Baltasar, Fátima Pombo, Mariana Silva, Raqs Media Collective
Artistas Convidados
Lara Jacinto, Martina Dandolo, Martina Paukova, Foundland Collective, Gohar Dashti, Eva Papamargariti
Aproveitando a ocasião dos 250 anos da Imprensa Nacional, que se assinalaram em 2018, Imprimere é uma publicação dedicada aos processos artísticos e produtivos das Artes Gráficas. Situando a sua evolução em Portugal no contexto da história da Imprensa Nacional, Imprimere observa as diferentes técnicas desenvolvidas durante deste período.
O volume apresenta um conjunto amplamente ilustrado de equipamentos, instrumentos, materiais e memórias profissionais que evidenciam a história da indústria gráfica no nosso país, compreendendo também o seu valor nas práticas e na formação atual, nomeadamente nas áreas de ensino do Design.
Imprimere — Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional resulta da exposição homónima que esteve patente na Casa do Design entre 5 de maio de 2018 e 5 de janeiro de 2019.
Coordenação Editorial
Rúben Dias, Sofia Meira
Textos
Duarte Azinheira, Fernando Rocha, Francisco Providência, Gonçalo Caseiro, Graciela Machado, José Bártolo, Luísa Salgueiro, Maria Inês Queiroz, Rúben Dias, Sofia Meira
Design Gráfico
Degrau
Infografias
João Tiago, Susana Fernando
Fotografia
Luís Espinheira
Coedição
Imprensa Nacional — Casa da Moeda
Frontiere — Expressões de Design Contemporâneo apresenta histórias de designers, empresas, escolas e associações italianas que reagem aos estímulos e dificuldades da realidade pós-milénio e descobrem novas dimensões da abordagem ao Design, bem como novas formas de pensar e produzir.
Resultante da exposição do mesmo nome, este livro é o resultado de uma pesquisa extensiva realizada pelos curadores Maria Milano e Lucio Magri em torno das dinâmicas criativas, empresariais e sociais que atualmente dão forma ao território italiano e à sua realidade, revelando os melhores e mais atuais objetos do Design italiano contemporâneo.
Frontiere foi a exposição principal do programa de Itália, país convidado da primeira edição da Porto Design Biennale. A exposição resultou de uma pesquisa alargada, levada a cabo pelos curadores, em torno da complexa realidade criativa e empresarial do território italiano na viragem do milénio.
Curadoria e edição
Maria Milano, Lucio Magri
Coordenação Editorial
Andreia Faria, Eleonora Fedi, Luísa Medina
Textos
Maria Milano, Lucio Magri, José Bártolo
Design Gráfico
Degrau
Fotografia
Inês d’Orey
The Handbook for Construction Safety, Health and Well-being in the Industry 4.0 Era
Um trabalho fundamental para colmatar a lacuna na literatura relativa à saúde, segurança e bem-estar na construção e à vasta gama de tecnologias da Indústria 4.0 utilizadas na Arquitetura, Engenharia e indústria da construção. Reunindo académicos e investigadores experientes, o volume destaca os fatores de dinamismo, as oportunidades e os inconvenientes da Indústria 4.0.
Após uma secção introdutória pormenorizada em que se abordam as principais questões e desafios, a primeira secção abrange a aplicação de uma vasta gama de tecnologias digitais. A segunda secção discute a aplicação da produção industrial e dos sistemas ciberfísicos no contexto da gestão da segurança e da saúde na construção.
Edição
Routledge, 2023
Editores
Patrick Manu, Goa Shang, Paulo Jorge Silva Bártolo, Valerie Francis, Anil Sawhne