A Liberdade da Imagem

— Design e Comunicação Visual em Portugal (1974-1986)

Estruturada em torno de cinco núcleos expositivos e trabalhando diferentes conteúdos, suportes e media, a proposta curatorial de "A Liberdade da Imagem" centrou-se na produção visual surgida em Portugal entre 1974 e 1986. A exposição reuniu cerca de 500 obras representativas de uma produção de vanguarda estética que marcaram um período – 1974 a 1986 – de profunda transformação política, cultural e social em Portugal.

Das esculturas pop de Emília Nadal às decollages de Ana Hartherly, dos cartazes políticos de João Abel Manta às capas de discos de José Brandão, passando pela poesia visual de Salette Tavares e pelos projetos de vanguarda de Ernesto de Sousa, a exposição possibilitou um mapeamento crítico que, no cruzamento de uma revolução política e uma revolução cultural, afirmou a liberdade da imagem.

O núcleo Utopia e Ideologia reuniu uma vasta produção visual de conteúdo cultural, social e político, associada a propostas de vanguarda estética ou política. Em Cartazes de Abril foram expostos os cartazes das Campanhas de Dinamização Cultural do MFA que, nomeadamente através da linguagem ilustrativa de João Abel Manta, construíram uma importante iconografia do pós-25 de Abril. O núcleo Situações, Performances, Intervenções reuniu trabalhos, na sua maioria de autoria coletiva, desenvolvidos dentro do enquadramento das vanguardas dos anos 70. Com Imagens em Movimento, deu-se a conhecer a conhecer a relevância da produção visual em suporte de filme ou vídeo, desde o registo espontâneo ao documental, passando pela ficção de base documental. Por fim, Design & Circunstância introduziu-nos a uma pequena história do design gráfico português do período, assinalando o processo de institucionalização, a afirmação de novas linguagens autorais, a aventura titubeante da afirmação de uma cultura do design. 

A exposição A Liberdade da Imagem. Design e Comunicação Visual em Portugal (1974-1986) foi promovida pelo Governo de Portugal no âmbito das Comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril e do programa de 2014/15 Ano do Design. Foi comissariada por Guta Moura Guedes, com curadoria de José Bártolo, e produzida pela ESAD. Esteve patente em sete espaços da cidade do Porto.

Créditos

Promotor 
Governo de Portugal 

Coordenação e Produção 
ESAD
Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto

Parceiros 
Fundação de Serralves
Fundação Casa da Música 

Comissária Geral 
Guta Moura Guedes 

Curadoria 
José Bártolo 

Coordenação Geral 
Sérgio Afonso 

Comissão Científica 
Armando Alves
Paulo Parra
Rui Bebiano 

Design Gráfico 
Drop, João Faria 

Design Expositivo 
Miguel Vieira Baptista 

Webdesign 
Diogo Vilar 

Vídeo 
Alexandre Jacinto 
Michael Marcondes 

Fotografia 
Inês D’Orey 

Produção Executiva 
Departamento de Projeto e Comunicação da ESAD Matosinhos: Ana Medeiros, Ana Pinto, Carlos Rocha, Catarina Paixão, Eliana Gomes, Fernando Miranda, Filipe Pinto, Hugo Branco, José Castro, João Cruz, Inês Melo, Mafalda Martins, Margarida Antunes, Mariana Mattos, Mónica Couto, Nuno Pereira, Rute Carvalho, Soraia Santos; Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto: Ana Bárbara Barros, Ana Clara Silva, Daniela Ferreira, Maria Augusta Martins, Filipa Correia, Paula Bonifácio, Jorge Costa, Lucinda Oliveira

Obras Cedidas 
Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Documentação 25 de Abril, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro, Galeria 111, Biblioteca Pública Municipal do Porto

Coleções Particulares 
Abi Feijó, António de Almeida Mattos, Armando Alves, Carlos Marques, Emília Nadal, Emílio Remelhe, Fernando Aguiar, Isabel Alves, Joana Santos, João Machado, Jorge Afonso, José Aurélio, José Bártolo, José Brandão, Leonilda Santos, Paulo Seabra, Rodrigo de Freitas, Salette Brandão, Sérgio Afonso

Locais 
Galeria Municipal Almeida Garrett, Casa do Infante, Casa da Música, Casa Museu Guerra Junqueiro, Museu de Serralves, Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, Palacete dos Viscondes de Balsemão