A Periferia da Periferia

— Conjunto Habitacional de Carcavelos

Exploratório — Rua de Brito Capelo 243

    José Manuel Figueiredo e Paulo Seco estiveram à frente da reabilitação do Conjunto Habitacional de Carcavelos, em Matosinhos, projetado por Joaquim Bento Lousan e construído em 1979, no âmbito do SAAL. Esse trabalho esteve na origem de um livro que, acima de tudo, constitui uma homenagem ao arquiteto natural de Alfeizerão.

    Desenhada por Susana Fernando, a obra, intitulada A Periferia da Periferia – Conjunto Habitacional de Carcavelos, reúne textos de Jorge Figueira, José António Bandeirinha, Graça Correia e Sergio Fernandez, bem como fotografias de Rui Pedro Bordalo e João Rey Soares.

    O lançamento do livro, do qual consta uma conferência do arquiteto Manuel Ascensão, depois de uma apresentação de Paulo Seco e antes de uma conversa com os autores dos textos, decorrerá no próximo dia 29 de fevereiro, no Exploratório, no número 243 da Rua Brito Capelo, em Matosinhos, às 18h30.

    O Bairro de Carcavelos é um dos principais projetos de Joaquim Bento Lousan (1932-) e, simultaneamente, uma das mais importantes intervenções urbanísticas de larga escala realizadas no âmbito do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), o programa que, após a Revolução de Abril, se propôs colmatar as necessidades habitacionais das classes mais desfavorecidas.