Biofiligrana
— Filigrana Portuguesa para Fins Médicos
Um projeto que visa preservar o património cultural da filigrana portuguesa e desenvolver novos fins científicos para a sua aplicação.
Integrado num projeto mais ambicioso, de dimensão multifatorial, que inclui áreas científicas como a Arte, o Design, a medicina, os materiais e a tecnologia, a psicologia e a sociologia, Biofiligrana procura partilhar o conhecimento da antiga arte da filigrana combinada com dispositivos médicos que podem ser convertidos em joias. Esta perspetiva inovadora abre caminho para a utilização da filigrana, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões da Filigrana.
Desta forma, pretende-se fomentar a revitalização do ofício da filigrana e promover a sensibilização dos intervenientes e do poder político para a defesa do património cultural, fomentando a cooperação regional numa era de globalização que ameaça a identidade cultural das comunidades. O principal objetivo do projeto é fazer uma prova de conceito para conceber placas de fratura óssea em materiais e padrões de filigrana e testar essas placas mecanicamente para verificar se se adequam a uma aplicação num contexto de cirurgia in vivo.
O plano de investigação inclui três tarefas principais: 1 - Gestão e divulgação do projeto; 2 - Conceção de padrões geométricos de filigrana; e 3 - Prototipagem de placas ósseas de filigrana e ensaios mecânicos. As tarefas 2 e 3 estão interligadas e serão articuladas numa metodologia de Design inverso, uma vez que as decisões do projeto dependem dos resultados a obter em cada tarefa. Para desenvolver o projeto, foi reunida uma equipa multidisciplinar (cirurgiões, engenheiros de materiais, biomecânicos e designers) de investigadores com experiência e competências complementares necessárias ao bom desenvolvimento do projeto.
Créditos
Equipa
Olga Noronha, Rafael Coelho, José Simões, António Ramos, Margarida Azevedo, José Carlos Noronha, Catarina Miranda, Beatriz Correia