Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro

— Editorial e Design do Livro em Portugal no Século XX

Uma exposição que dá a conhecer a história da edição e dos editores, dos ilustradores e dos designers que estiveram ativamente ligados ao mundo dos livros em Portugal ao longo do século XX.

Para Ser Eterno Basta Ser Um Livro Editorial e Design do Livro em Portugal no Século XX introduz o visitante às editoras, aos seus catálogos e coleções, numa dimensão mais popular e fascinante da história do editorial em Portugal. Procurando dar a ver o livro como objeto de Design, os curadores José Bártolo e Jorge Silva apresentam um percurso organizado por diversos núcleos temáticos constituídos por uma ampla seleção de livros de diferentes géneros literários e formatos que revelam autores, designers, ilustradores e tipógrafos.

Pensada em complementaridade com o catálogo, a exposição foi desenhada como um meta-livro, trabalhando paredes, corredores e salas do espaço expositivo de modo análogo ao um plano de um livro que, sequencialmente, se organiza num caderno que pode corresponder a uma secção ou capítulo. Da mesma forma, o catálogo poderá ser entendido enquanto exposição, ou seja, um livro que dá a ver livros, revelando a sua história no contexto nacional do século XX.

Para os curadores José Bártolo e Jorge Silva, um modo de olhar é prevalente: um livro é um objeto de Design, havendo o desejo de conhecê-lo e dissecá-lo, numa atenção à sua forma e estrutura, aos processos técnicos usados na sua produção, às especificidades do uso da tipografia, da fotografia ou da ilustração. Uma atenção, também, às autorias, à chancela editorial e às vidas do livro, o seu contexto e a sua história, o seu conteúdo e a forma que ele assume.

Créditos

Casa do Design, Matosinhos
 — 

Organização
Câmara Municipal de Matosinhos
esad—idea, Investigação em Design e Arte

Curadoria
José Bártolo e Jorge Silva

Colaboração
Rúben Dias, Ricardo Dantas e Fábio Martins

Design Gráfico
João Queirós, Leonor Félix

Design Expositivo
Catarina Vieira

Fotografia
Fernando Miranda

Textos
José Bártolo e Jorge Silva

Editoração e Revisão
Andreia Faria, Leonardo de Sá, Nuno Marques Mendes

Legendas
Sandra Fraga, Bebiana Brochado, Andrea Inocêncio, Anabela Monteiro

Coordenação de Produção e Montagem
Sofia Meira

Produção
SIGN — Wide Format Printing

Montagem e Assistência Técnica
José Castro, Carlos Rocha, José Ferreira

Empréstimos
Biblioteca Silva, José Bártolo