Sapatilhas

— Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio

A exposição Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio e o respetivo catálogo são o culminar de um projeto de investigação de Pedro Carvalho de Almeida em torno de mais de 100 marcas de sapatilhas concebidas e fabricadas em Portugal. A exposição esteve patente na Casa do Design entre 11 de fevereiro e 10 de setembro de 2023, numa parceria entre a esad—idea e o ID+.

Com uma paixão continuada pelas sapatilhas de fabrico e marca portuguesa que o leva a conhecer e a colecionar estes objetos, o investigador e designer Pedro Carvalho de Almeida desenvolveu um projeto expositivo onde se revela a relação entre o Design português, a indústria nacional do calçado e o panorama socioeconómico do país desde as primeiras décadas do século XX até ao virar do milénio.

Partindo de uma coleção de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, com especial destaque para as marcas Sanjo e Cortebel, a exposição revela ainda documentos, fotografias e outros objetos que ilustram a forma como o calçado de produção e design nacional fez parte da vida quotidiana dos portugueses ao longo do século XX. 

O catálogo da exposição Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens.

 

Créditos

Casa do Design, Matosinhos
 – 

Curadoria
Pedro Carvalho de Almeida

Coordenação Geral
Diogo Vilar

Direção de Produção
Sofia Meira

Graphic Design
Pedro Lobo, Susana Martins, Constança Neves (Estágio curricular)

Design Expositivo
Eleonora Fedi, Margarida Santos (Estágio curricular)

Edição, Revisão e Tradução
Andreia Faria

Montagem e Produção
Alexandre Barbosa, Alexandre Costa, Andreia Campos, Carlos Rocha, Filipe Pinto, José Castro, Sandra Fraga

Cedência de Peças
Pedro Carvalho de Almeida

Parcerias Institucionais
ESAD — Escola Superior de Artes e Design
DeCA — Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
Instituto de Investigação em Design Media e Cultura
LUME: Laboratório para os Media Inesperados
Museu do Calçado