Post-Normal Design

— Emergent Approaches Towards Plural Worlds

Um livro que procura contrariar o conceito de “normal” e as práticas estabelecidas, Post-Normal Design é o resultado de uma série de conferências realizadas durante a segunda edição da Porto Design Biennale, em 2021.

Post-Normal Design reúne alguns dos contributos de Peripheral Perspectives, um ciclo de conferências realizadas durante a edição de 2021 da Porto Design Biennale, dedicada ao tema “Alter-Realidades”. Uma compilação de reflexões recolhidas durante a conferência Peripheral Perspectives, Post-Normal Design coloca questões sobre o papel do Design em tempos conflituantes e propõe uma nova abordagem à prática da profissão.

O livro desafia as formas normalizadas de Design no contexto da atual situação económica neoliberal global, propondo o conceito de “Post-Normal Design" como uma tentativa exploratória de confrontar os danos e reenquadrar quer a disciplina, quer a profissão.

O Design Editorial desenvolvido pelo estúdio Macedo Cannatà segue o conceito de "pós-normal", criando relações não-lineares entre os conteúdos e os conceitos-chave apresentados no livro, publicado em inglês.

 

Créditos

Editor e Curador das Conferências
Alastair Fuad-Luke

Editora Assistente, Curadora Assistente das Conferências
Joana Couceiro

Edição e Revisão
Andreia Faria

Participantes
Alastair Fuad-Luke, Arturo Escobar, Beatrice Leanza, Collectif etc, Luísa Ribas, Mario Blaser, Marisol de la Cadena, Martin Ávila, McKenzie Wark, Miguel Carvalhais, Orkan Telhan, Pablo Calderón Salazar, Paolo Cascone, Patrícia Vieira, Roseanne Kimber & Patricia Csobánczi, Teresa Fradique, Teresa Franqueira, Thomas Pausz, Yanki Lee, Zoy Anastassakis

Design Gráfico
Macedo Cannatà