Paisagens: Interiores. Hospitalidade, Ressonância e Sinestesia
— O programa Caminhadas Exploratório, da esad—idea, promove caminhadas criativas e reflexivas. A próxima, conduzida pelo filósofo João Maria André, será dia 7 de setembro, das 10h00 às 14h00, em Matosinhos.
—
Matosinhos
A primeira caminhada, dia 7 de Setembro, foi liderada pelo professor, filósofo, encenador e escritor João Maria André, que nos levou por um percurso que passou pela Ponte Móvel de Leça de Palmeira, Museu Quinta de Santiago e pela Quinta da Conceição. A partir do tema “Paisagens: Interiores. Hospitalidade, Ressonância e Sinestesia”, João Maria André desafiou os nossos sentidos, além da visão, e ofertou-nos com a leitura de textos que se debruçam sobre conceitos como o silêncio ou a eco biografia. No final, reunimo-nos à volta de uma grande mesa, onde partilhámos um piquenique e as imagens e escrita criadas numa das atividades sugeridas.
Esta caminhada foi também o mote para a abertura da exposição “Paisagens: Interiores. Ensaios foto-poéticos” com poemas de João Maria André e fotografias de Elsa Margarida Rodrigues. Uma exposição para ver até 29 de Setembro, no Museu Quinta de Santiago.
Caminhadas Exploratório
O programa Caminhadas Exploratório é uma proposta da esad—idea que acolherá convidados de diversas áreas que nos irão propor ligações entre lugares, experiências e temas.
As caminhadas realizar-se-ão regularmente ao longo do ano, e poderão ter uma vertente de carácter crítico — com discussão de temas enquanto se caminha — e/ou criativo — tendo o silêncio e a escuta profunda, a representação visual ou a recoleção seletiva como processos criativos ou em que a própria caminhada é um ato performativo.
Este projeto é financiado pela FCT — Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do Projeto Financiamento UIDP/05237/2020