Imagem no Pós-Milénio

— Mediação, Processo e Tensão Crítica

Resultado da conferência acolhida pela Porto Design Biennale em 2019, o livro Imagem no Pós-Milénio: Mediação, Processo e Tensão Crítica é uma edição da esad—idea em parceria com a Onomatopee.

A conferência A Imagem no Pós-Milénio, coordenada por Maria João Baltazar e Tomé Quadros, decorreu no dia 7 de novembro de 2019, no âmbito da Porto Design Biennale. O evento discutiu o papel atual da imagem em diferentes media e deu origem a um livro, Imagem no Pós-Milénio: Mediação, Processo e Tensão Crítica, que reúne ensaios sobre a complexa estrutura da imagem na sua relação com a perceção e a Cultura Visual na contemporaneidade.

Focando-se na atual cultura dos media digitais, onde se cruzam o Design, o Cinema e os Novos Media, este livro debruça-se sobre os fatores dinâmicos da imagem enquanto campo de trabalho em que se inscreve a criação de conteúdos e formas numa era pós-digital.

Organizado por Maria João Baltazar e Tomé Saldanha Quadros, Imagem no Pós-Milénio: Mediação, Processo e Tensão Crítica conta com uma introdução de Isabel Capeloa Gil e Jonas Staal, e ensaios de José Bártolo, Sofia Gonçalves, Margarida Brito Alves, Claudia Giannetti, Helena Sofia Silva e Carlos Sena Caires.

 

Créditos

Autores e Coordenadores do Projeto
Maria João Baltazar, Tomé Saldanha Quadros

Ensaios 
Jonas Staal, Isabel Capeloa Gil, José Bártolo, Sofia Gonçalves, Margarida Brito Alves, Claudia Giannetti, Helena Sofia Silva, Carlos Sena Caires

Coedição
Onomatopee